Consórcio
BOHEMIA é um consórcio dirigido pela ISGlobal e financiado pela Unitaid. Inclui duas instituições africanas: o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), em Moçambique, e o Ifakara Health Institute (IHI), na Tanzânia, e três parceiros académicos: o Hospital Universitário de Berna, a Universidade de Oxford e a Virginia Tech.
ISGlobal
ESPANHA
O Instituto de Saúde Global de Barcelona, ISGlobal, é um instituto de vanguarda com a capacidade de fazer frente a desafios de saúde pública globais através da investigação, tradução de conhecimentos e educação. Conta com um vasto portefólio de investigação sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis e factores ambientais. A ISGlobal é conhecida pela sua longa trajectória e pelos seus resultados no campo da malária, sendo igualmente um Centro Colaborador para o Controlo, Eliminação e Erradicação da Malária da OMS.
Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM)
MOÇAMBIQUE
O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), em Moçambique, foi fundado em 1996 como um programa colaborativo entre a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), o Ministério da Saúde de Moçambique, a Fundação Clínica da Recerca Biomédica (FCRB) e o Instituto Nacional de Saúde para promover e realizar pesquisas biomédicas em áreas prioritárias destinadas a melhorar a saúde das populações mais vulneráveis. Ao longo de mais de duas décadas, o CISM, através das suas actividades de investigação, procurou encontrar soluções nas áreas do tratamento, diagnóstico e prevenção da malária. Com uma equipa de investigadores de renome a nível nacional e internacional, o centro posiciona-se nos mais altos níveis da investigação da malária, abrangendo investigações clínico-epidemiológicas e ensaios clínicos de novos fármacos e vacinas, bem como monitorizando a morbidade, a mortalidade e intensidade da transmissão desta doença. O CISM tem o papel de desenvolver e coordenar atividades no campo em Moçambique.
Ifakara Health Institute (IHI)
TANZÂNIA
O Ifakara Health Institute (IHI), na Tanzânia, é uma entidade líder em investigação em África, com um sólido historial no desenvolvimento, teste e validação de inovações na área da saúde. O trabalho do instituto abrange um vasto leque de ciências, tais como as ciências biomédicas e ecológicas, e inclui estudos de intervenção, investigação de sistemas de saúde, monitorização, avaliação e tradução de políticas. O IHI realiza o ensaio clínico na Tanzânia – um dos dois cenários eco-epidemiológicos na África Oriental e Austral.
Inselspital, Bern University Hospital
SUÍÇA
O Hospital Universitário Inselspital de Berna é o maior grupo de hospitais públicos da Suíça e está associado à Universidade de Berna. Ocupa uma posição-chave em pesquisa e ensino no sistema de saúde suíço, sendo internacionalmente reconhecido como um ponto de encontro da comunidade científica e um núcleo de investigação.
University of Oxford
REINO UNIDO
O Centro de Medicina Tropical e Saúde Global é um centro líder a nível mundial parte integrante do Departamento de Medicina Clínica de Nuffield, da Universidade de Oxford, constituído por inúmeros grupos de investigação que se dedicam de forma permanente às regiões de África e Ásia, distribuídos por dois edifícios. O seu trabalho de investigação abrange desde estudos clínicos a ciências do comportamento, com um reforço de capacidades inerente a todas as suas actividades. Através das suas instalações no Quénia, funciona como laboratório principal e centro de formação no que concerne à PCR, centro integrado de ciências sociais e principal centro de entomologia para o projecto BOHEMIA.
Virginia Tech
EE.UU
A Virginia Tech desempenha o seu papel de universidade pública proporcionando um ambiente de colaboração que integra a tecnologia em todas as disciplinas. A universidade abriga a Faculdade de Medicina Veterinária da Virgínia-Maryland, um importante centro de ensino e pesquisa biomédica focado no desenvolvimento e fornecimento de uma educação em “One Health”. O Colégio desenvolve uma actividade de investigação abrangente a nível básico e molecular, assim como de investigação translacional e aplicada, com o fim de compreender as doenças que afectam quer humanos quer animais e, por conseguinte, desenvolver vacinas e curas inovadoras.
Parceiros
databrew
EE.UU, CANADÁ
A Databrew é uma agência que ajuda organizações e indivíduos a explorar, compreender e utilizar a informação de uma maneira mais adequada. Especializa-se numa consultoria com base em dados, gestão de dados, orientação/formação, construção de painéis e visualização de dados. A Databrew visa dotar os seus clientes de abordagens analíticas que lhes permitam fazer as perguntas adequadas e de ferramentas capazes de obter respostas, proporcionando também conhecimento contextual e desafiando os seus alunos a pensar e aprender por si próprios. A Databrew encarrega-se de criar um sistema de gestão de dados que lide com todos os aspetos do “ciclo de vida dos dados” do projeto Bohemia – da recolha e armazenamento de dados à análise e divulgação – utilizando ferramentas de software de código aberto feitas à medida.
Camargo
EE.UU
A Camargo Pharmaceutical Services ajuda os clientes a resolver desafios complexos através de uma abordagem científica rigorosa e de estratégias de desenvolvimento criativas. Oferecem uma carteira integrada de soluções de desenvolvimento de fármacos, da conceção à comercialização, com o fim de proporcionar ao mercado medicamentos com grande impacto na vida das pessoas e com uma melhor relação custo-eficácia. A Camargo estabeleceu uma parceria com a ISGlobal no contexto do Projeto BOHEMIA para providenciar a sua experiência no desenvolvimento estratégico de fármacos e na conceção de ensaios clínicos, com o fim de garantir uma utilização segura e eficaz da ivermectina para reduzir a transmissão da malária.
IntuVigilance
REINO UNIDO
Este prestador de serviços na área da farmacovigilância e da segurança do medicamento oferece conhecimentos nas áreas dos ensaios clínicos, assim como nas operações de farmacovigilância pós-autorização, na gestão de sistemas e em serviços de apoio. Dá assistência a empresas farmacêuticas comerciais já existentes, patrocinadores comerciais, instituições académicas, empresas de biotecnologia e organizações de investigação clínica. Os serviços da IntuVigilance incluem segurança do medicamento, farmacovigilância, cosmetovigilância, nutrivigilância e serviços veterinários. A IntuVigilance é o departamento de segurança do medicamento no programa BOHEMIA que oferece um serviço integral na área da segurança do medicamento, incluindo a monitorização médica.
Bridges to Development
Bridges to Development é uma organização não governamental fundada em 2018, que conta com sedes na Europa e nos EUA. A sua missão é canalizar ao máximo o maior progresso substancial que o mundo alguma vez conheceu para um futuro mais sólido e robusto. O seu trabalho centra-se em diminuir as disparidades na igualdade de oportunidades e acesso em países com rendimentos baixos e médios, especialmente entre mulheres e raparigas. Bridges to Development leva a cabo uma parceria com a equipa de BOHEMIA para assegurar que as lições aprendidas da experiência relativamente a doenças tropicais negligenciadas (DTN) com a ivermectina podem proporcionar informação ao projeto BOHEMIA e garantir uma boa coordenação entre as várias organizações colaboradoras em matéria de DTN.
International Public Health Advisors
SUÍÇA
A International Public Health Advisors (IPHA) trabalha na interseção do desenvolvimento internacional, da saúde pública e do envolvimento do setor público e privado. A IPHA é um membro ativo da comunidade da malária. Desde a criação da parceria Roll Back Malaria (RBM), a IPHA tem liderado inúmeras iniciativas importantes e tem proporcionado serviços de consultoria a diversas organizações que financiam e implementam programas relacionados com o controlo e a erradicação da malária. A participação da IPHA no projeto BOHEMIA traduzir-se-á em assistência técnica nas áreas de definição dos principais líderes de opinião, desenvolvimento de fóruns de parceiros BOHEMIA, divulgação de resultados e políticas relativas à adaptação e à estratégia de abastecimento pós-projeto.
Sobre o nosso financiador
Unitaid
A Unitaid leva o poder das novas descobertas médicas às pessoas que mais precisam delas e ajuda a preparar o terreno para a introdução em larga escala de novos produtos de saúde, colaborando com governos e parceiros como o PEPFAR, o Fundo Global e a OMS. A Unitaid investe em novas maneiras de prevenir, diagnosticar e tratar doenças como HIV / AIDS, hepatite C, tuberculose e malária mais rapidamente, de maneira acessível e eficaz. Um número crescente de seus programas aborda mais de uma doença, maximizando a eficácia dos sistemas de saúde.